segunda-feira, 12 de julho de 2010

Produção Áudiovisual e Jornalismo

Imagem do Programa "Nós 3", produzido por Bruno Natal para o Multishow


por
Bruno Natal*


Antes reservado as expressões artísticas e publicitárias, sobre tudo pelo custo, o áudio visual é hoje uma forma de comunicação acessível e, cada vez mais, tão importante quanto a escrita. É indispensável ao jornalista atual ter domínio dessa linguagem, tanto para produzir quanto para consumir notícias.

Tendo a disposição ferramentas como câmeras digitais, celulares com câmeras e o YouTube, tornou-se possível realizar trabalhos de qualidade de maneira independente. Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem, dependendo da maneira que se deseja enxergar a situação. Obviamente, o simples fato de se conseguir criar e disponibilizar vídeos é um ponto positivo. Porém, certamente a concorrência aumentou, o número de trabalhos disponíveis é muito maior e é preciso se destacar para conquistar seu espaço.

Existem diversos saites com dicas e instruções para a realização de vídeos, assim como hoje existem TVs como a Current.TV que remuneram colaboradores por suas histórias. Com os baixos custos é possível também realizar projetos sem fins comerciais. Esses podem ser os mais importante, pois é experimentando as próprias idéias que conhecemos melhor nossas capacidades.

Na maior parte dos casos, certamente no jornalismo, a qualidade do conteúdo tem mais importância que o apuro técnico. Embora conjugar as duas coisas seja mais que desejável, já que um video bem acabado é também mais atraente, isso não deve servir de obstáculo e sim de motivação. Através da prática, da troca de experiências, desenvolve-se a técnica para se comunicar nessa era multimídia.

* Bruno Natal é jornalista e filmaker. Diretor do documentário "Dub Echoes" e colaborador do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário