sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Projeto

Imagem: Capa do livro "Jornalista" da série Profissões da PubliFolha.
É do Caco Galhardo? Não? Alguém sabe de quem é? Queremos dar o crédito.

Em um artigo publicado recentemente no Observatório da Imprensa, o professor Eugênio Bucci da USP-ECA, criticava a dúvida que paira sobre a importância dos jornalistas hoje. Uma vez que a informação é livre e que a comunicação acontece de todos para todos, qual o papel do jornalista na sociedade? Estaria a profissão em via de extinção?

Imerso nesta reflexão proposta por Bucci e recém egresso no curso de extensão em Jornalismo Digital da KEIO UNIVERSITY , pensei em compilar para este último, artigos de profissionais conceituados da mídia, que apontassem caminhos e conceitos que os mesmos acreditam serem fundamentais para a formação dos novos jornalistas.


Dessa reflexão nasceu o projeto "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje"

O que é ?

O projeto baseia-se na organização de uma coletânea sobre as habilidades que o jornalista moderno deve ter. Uma coletânea na mesma linha que a “Para entender a internet” - http://www.next.icict.fiocruz.br/arquivos/Para+entender+a+Internet.pdf - do jornalista Juliano Spyer. Esta última foi construída de maneira colaborativa, contando com textos de jornalistas e pesquisadores , todos entusiastas da cultura digital. Este projeto por sua vez, trabalhará com textos de profissionais em destaque na mídia brasileira e que estejam alinhados a idéia do jornalismo colaborativo e da cultura livre.

Como ?

O projeto se concentra em artigos sobre novas noções e práticas do jornalismo, surgidas com o advento da web e de novas tecnologias como as mídias móveis. Os textos serão escritos por jornalistas convidados que se disponham a colaborar com o objetivo da coletânea . A mesma será licenciada em creative commons, sem almejar nenhum fim comercial, apenas educacional. Já sua publicação será num primeiro momento veiculada em um blog, e porfim disponibilzada em um ebook em inglês e português.


Porquê ?

Acredito que faz-se pertinente e necessária uma compilação de textos de novos jornalistas voltada para os estudantes de jornalismo. Para estes serem expostos a uma visão renovada da profissão. Uma visão de quem vive o dia-a-dia das redações e das instituições, profissionais que estão no epicentro das mudanças, e que também gozam da liberdade em seus blogs/sites pessoais, onde às vezes produzem tanto quanto no trabalho convencional.


EXPEDIENTE

NOVOS JORNALISTAS – PRA ENTENDER O JORNALISMO HOJE

PROJETO EXPERIMENTAL : COLETÂNEA DE TEXTOS
CURSO: DIGITAL JOURNALISM AT KEIO UNIVERSITY
Organizador: Gilmar R. Silva



att

@Gilmar_

3 comentários: